quarta-feira, 20 de junho de 2012

Friedensreich Hundertwasser | O Direito de Janela, o Dever de Árvore | Esquerda.Net



"Defendeu o direito à “terceira pele”, a casa apropriada por quem a veste, na justa medida do respeito pela natureza. Colocou a felicidade como condição da existência e conseguiu a proeza maior de criar uma obra que é, toda ela, um manifesto sem a virulência dos imperativos mas antes com a assertividade do que é belo."
Apetece conhecer e/ou conhecer melhor Hundertwasser e a sua obra.
Fica uma matéria publicada em ARTES e IDEIAS e um artigo do Esquerda.Net.

Fica, também, a sua biografia que, para veres, clica AQUI.
Espero que gostes tantos quanto eu.

JOÃO

Friedensreich Hundertwasser, o pintor

publicado em artes e ideias por

 Arte Friedensreich Hundertwasser Pintura Ambiente Cor

O artista austríaco Friedensreich Hundertwasser (n. 1928) nunca estudou arte e tem horror às teorias artísticas. A sua única passagem por uma escola foram 3 meses na Akademie der bildenden Künste, em Viena. Há quem descreva as suas pinturas como primitivas, arcaicas e puramente decorativas na cor e na linha (lembram Klimt e a Arte Nova vienense) mas são, no fundo, bastante sofisticadas.

Hundertwasser é, no entanto, um dos artistas mais destacados do século XX e um dos primeiros a revelar preocupações ambientais nas suas obras, procurando inspiração nas harmonias da Natureza e nas suas características aparentemente irregulares e acidentais. Pinta frequentemente "em trânsito" com recurso a uma caixa de vulgares marcadores, o que dá um aspecto peculiar às suas obras.

 Arte Friedensreich Hundertwasser Pintura Ambiente Cor

 Arte Friedensreich Hundertwasser Pintura Ambiente Cor

Lê mais:

Sem comentários:

Enviar um comentário