segunda-feira, 28 de setembro de 2009

AGORA SEGUEM-SE AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS!


 
Estas foram as Eleições Legislativas!
Parabéns aos que foram votar!
Não compreendo os que, podendo, em consciência não vão votar. Esses, para mim, não têm o direito de reclamar!
Abstenção acima dos 39% . Para mim é inadmissível!

Parabéns aos Mandatos que foram dados ao Bloco de Esquerda.
O BE duplicou o número dos seus Deputados!

Parabéns aos mais de 500 mil portugueses que votaram BE, não se amedrontando com o chamado “voto útil”, tão pedido pelo PS e pelo PSD.

Parabéns ao PS que venceu estas eleições, mas sem maioria absoluta, tornando, assim, o governo do PS que daqui sairá, menos arrogante e prepotente, tendo que aprender a ouvir as outras forças políticas, preferencialmente as de esquerda.

Parabéns, por isso mesmo, à esquerda portuguesa! Esta esquerda sai mais engrandecida, por ser mais abrangente e mais diversificada.

Não consigo entender como compensa usar-se de tanta demagogia! Mas compensou bem ao CDS/PP toda essa demagogia usada, o que me entristece, pois verifico que o povo, mesmo na maioria mostrando muita sabedoria, é composto ainda por uma parte considerável que aprecia o populismo e ainda não cresceu politicamente.

Porém, estou muito feliz pela sabedoria do povo que, não dando maioria absoluta ao PS, soube não dar a vitória ao PSD, o que seria a desgraça nacional.

Agora resta-nos continuar a campanha para as Autárquicas, que serão no dia 11 de Outubro, para ver se conseguimos ter uma “MAIOR VOZ” junto da nossa Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Almada. O BE tem, que a nível autárquico, fazer-se ouvir como se faz ouvir na Assembleia da República.

Deixo alguns dados que actualizaremos, depois, sobre os Resultados Nacionais dos 5 Primeiros – até esta hora: (*)

PS- 36,56% - 2.068.66596 Votantes - 96 Mandatos (tinha 121)

PPD/PSD - 29,09% - 1.646.09778 Votantes - 78 Mandatos (tinha 75)

CDS-PP - 10,46% - 592.06421 Votantes - 21 Mandatos (tinha 12)

B.E. - 9,85% - 557.10916 Votantes - 16 Mandatos (tinha 8)

PCP-PEV - 7,88% - 446.17415 Votantes - 15 Mandatos (tinha 14)

Abstenção 39.4% (3.678.536 Não Votaram)

(*)
226 Mandatos Eleitos – 4 Mandatos por eleger (17 Consulados por apurar)

Saudações democráticas
JOÃO

6 comentários:

  1. O PÚBLICO escolheu esta como a frase do dia. E eu concordo em absoluto com ela!
    JOÃO

    A Frase:

    “O PS ganhou, é certo. Mas leva uma moral da história. Os portugueses querem um PS menos tirano e mais democrata.”
    Joana Amaral Dias, “Diário Económico”, 28-09-09

    ResponderEliminar
  2. Hoje o PÚBLICO escolheu, como a frase do dia. uma que só me tem feito dar gargalhadas...
    Está muito bem apanhada!
    Espero que, pelo menos, vos faça sorrir.
    JOÃO

    A Frase:

    "Sócrates, o negociador? Isso seria como pedir ao Conde Drácula: 'A partir de agora, só sumos naturais, se faz favor'".

    João Miguel Tavares, "Diário de Notícias",
    29-09-2009

    ResponderEliminar
  3. Resposta a um comentário e a uma pergunta que me foi feita no http://charnecabloco.blogspot.com/: Quanto a ti Joaninha, desafio-te a aliciar-me. Eu vou-te enviando umas "deixas"… a propósito, e para começar, concordas que o Louçã na noite das eleições não tenha dado os parabéns ao vencedor?
    Não podia concordar mais contigo, quanto ao primeiro parágrafo. Acrescento que, sendo de Lisboa e vivendo em Lisboa, e não me sentido muito bem integrada em grupos de carne e osso, em que há sempre uns e outros que têm a mania de ditar os comportamentos e procedimentos dos outros, chegando até a exigir que pensemos como eles, há muitos anos que tenho feito o meu combate político naquilo em que acredito, e acredito no bloco como um todo, não aceitando, porém, tudo o que vem do bloco, mas a principal linha política, causas e acções… perdi-me! Como ia dizendo, há dez anos de existência do bloco e militante do bloco, eu faço a minha militância através da Internet e ganhei muitos admiradores, muitos seguidores e votantes no BE. Conservo essas relações que fiz, mas não descarto, de forma alguma, outras que pensam e votam de forma consciente e diferente da minha. Também, a nível local e no trabalho, dou a cara pelo BE e faço muita sensibilização contra a abstenção e vou tendo muito “feedback”, o que me enche de alegria e orgulho.
    Fiz uma grandes amizades virtuais com as pessoas de um grupo, conhecido como comunidade “Travessa de Portugal” que existia no MSN, que infelizmente acabou com os grupos. Era um espaço de discussão socio-política, como uma vertente muito alargada à inter-ajuda, cujo o tema era “Criar Laços, Desfazer Nós” e que, se tornou numa uma espécie de confessionário. A ajuda era diária e muitos deixaram de frequentar os psi’s, tal a extraordinária sensação de sermos ouvidos e, quase sempre, compreendidos e aceites mesmo sendo todos diferentes.
    Descobri que a criadora da “Travessa de Portugal”, a Maria João Silva, criou um blog, muito recentemente, com o nome “Criar Laços, Desfazer Nós…!” e que ela está envolvida aqui, neste blog, fazendo parte da lista de candidatura à Junta de Freguesia da Charneca de Caparica, como sempre fez parte. Então inscrevi-me nesse blog, que está no começo, mas não é a mesma coisa que a antiga comunidade, com mais de 500 membros e milhares e milhares de visitantes. E, também eu, não tenho a mesma disponibilidade. Mas acompanho este Blog Charnecabloco e inscrevi-me neste, que acho uma “pedrada no charco” e, segundo já li, teve que “lutar” para ser diferente.
    (Continua)

    ResponderEliminar
  4. (continuação do meu último acomentário, resposta ao Armando, no Charneca Bloco)
    Eu adoro a diferença e sempre lutei pela diferença. A diferença não tem que se aceitar. A diferença existe e tem o direito de existir. E quantos mais diferenças existirem, mais justa devia ser a sociedade. Chamam causas fracturantes às causas defendidas pelo BE e que fazem parte do meu ser. Fracturante é uma comunidade, sociedade, que não aceita e marginaliza as diferenças.
    Quanto à questão que colocas se eu concordo que o Louçã, na noite das eleições, não tenha dado os parabéns ao vencedor? Pois bem, meu amigo, eu concordo e eu não daria, também. Deu-lhe os parabéns em privado. Conheço bem demais o Louçã para saber que ele ou telefonou ou mandou um mail. Mas publicamente felicitar uma pessoa que é Secretário-Geral do PS e que, no último congresso, o PS insultou o Bloco de Esquerda de uma forma tão vil e deselegante, mesmo anti-democrática, na voz do António Costa, pessoa que eu até muito admirava e, vê bem, ainda admiro? felicitar o vencedor Sócrates, que fez um governo contra os trabalhadores e criou legislação que pôs em causa tudo o que uma geração lutou para conseguir ter? felicitar o vencedor pelo desanimo e desmoralização dos professores deste país, classe que devia ser admirada pois é a classe formadora dos homens e mulheres de amanhã? felicitar o vencedor das eleições que perdeu uma quantidade imensa de votos? Felicitar o vencedor? Qual vencedor? Foram todos vencedores: o PS venceu as eleições porque teve mais votos; o PSD venceu porque a sua Presidente, Manuela Ferreira Leite, pode ir descansar e era isso que ela queria: vencer, perdendo as eleições; O CDS venceu, ai se venceu! Chorou, beijou peixeiras, foi para casa todo sujo e mal cheiroso; mas a sua demagogia deu votos; o BE foi, de facto, o grande vencedor pois duplicou os deputados e não houve mais partido algum que o tenha feito! Isso é vencer! Isso é sair-se vencedor! E, finalmente, mas não menos importante, a CDU venceu mais um deputado! Também está de parabéns a Sr.a Abstenção que, em termos comparativos com as outras legislativas, também venceu! E venceram os portugueses que tiraram a maioria absoluta a uma partido só!
    Felicitar o PS como vencedor, publicamente? JAMAIS! Pode ser que ele deixe de ser tão ofensivo quando vai aos debates quinzenais na AR!
    Joaninha
    PS: Como referi a Travessa de Portugal e a sua criadora e criadora deste Blog, e como não tenho participado, fica o meu comentário à pergunta que é muito pertinente e me foi feita num outro Blog. Quis partilhar convosco.
    Saudações
    Joaninha

    ResponderEliminar
  5. Resultados finais sobre a distribuição dos 230 Deputados por força política:

    PS - 97 Mandatos (tinha 121)

    PPD/PSD - 81 Mandatos (tinha 75)

    CDS-PP - 21 Mandatos (tinha 12)

    B.E. - 16 Mandatos (tinha 8)

    PCP-PEV - 15 Mandatos (tinha 14)

    Saudações
    JOÃO

    ResponderEliminar
  6. João,
    Estive a ver o teu blogue que está muito colorido, muito variado e com muitos vídeos de canções de que eu também gosto bastante.
    Não tenho comentado nada e a explicação está nesta cópia de uma resposta a um comentário no blogue charnecabloco. Estou cansada e escuso de me repetir. Por isso, deixo a cópia.
    Abraço
    Joaninha

    Olá a todos!

    Engraçado um alentejano e uma lisboeta a trocarem opiniões num blogue político de uma localidade que nada tem a ver connosco.

    É como ir conversar a um café longe de casa, por exemplo, em Santarém.

    Lamento a demora na resposta. Mas é difícil ter trabalho de pintura por encomenda e foi o que me aconteceu: um retrato de um homem do Porto. E lá fui eu de armas e bagagens para a cidade invicta para fazer o retrato.

    Como é um trabalho complexo e que afecta muito os olhos pois as condições de luz não são as mesmas que tenho em estúdio, e como amo de paixão a cidade do Porto, mais propriamente o centro histórico que não me canso que revisitar, todo o meu tempo livre vai para andar pelas ruas, observar os monumentos, admirar a arquitectura. E é sempre como se visse o Porto pela primeira vez! Há sempre pequenos e grandes detalhes que nos escaparam nas visitas anteriores. E depois há os maravilhosos cafés, com bloquistas e sem bloquistas, portistas (FCP) e Benfiquistas, estudantes universitários com o encanto da juventude despreocupada… Tenho muitos conhecimentos e amigos no Porto. Gosto de estar no “Piolho”, ouvir aquela gente boa que finge ser de uma nação à parte, mas que são mais soltos, generosos, espontâneos, sinceros e calorosos que os lisboetas.

    Em relação à tua mensagem, não vou dizer que estás errado. Estás até certo em tudo de escreves. És uma pessoa bem educada e fixe. Mas o Louçã também está certo, assim como eu. Somos todos diferentes e com reacções diferentes. E é claro que o vencedor das eleições foi o PS e claro que o Louçã o felicitou. Se as câmaras não apanharam, se não foi publicamente, não importa, afinal. O Louçã é das pessoas mais educadas que eu conheço. O mesmo já não se pode dizer do Sócrates, lamento.

    O episódio das ofensas do António Costa foi lamentável, de facto. Mas sabes uma coisa? Ele estava muito perturbado porque o bloco tinha tirado o seu apoio ao vereador José Sá Fernandes eleito pelo bloco. E isso ia complicar as chances de António Costa ganhar a Câmara de Lisboa. Quanto a mim e quanto a muitos bloquistas que falam sobre o caso, o bloco foi injusto com Sá Fernandes. Até no programa Eixo do Mal, na SIC Notícias, o comentador bloquista insinuou isso mesmo.

    Eu votei no António Costa. Acho que ele é um político muito interessante, com provas dadas em relação à sua credibilidade e ao seu carácter e o bloco deveria ter feito um trabalho de reflexão sobre a estratégia a adoptar para Lisboa e escolheu a pior: ser contra tudo e não apoiar nada de positivo e importante que António Costa fez em tão pouco tempo. E viu-se, depois de decidir por ter um candidato próprio, Luís Fazenda, o bloco dizer o que queria para Lisboa?

    Sou bloquista de alma e coração. Mas sou Lisboeta em primeiro lugar. E o Santana Lopes novamente a dirigir os destinos de Lisboa isso nunca mais! Por isso votei em António Costa e assinei pela formação de dois movimentos de esquerda para a eleição de António Costa. E não me envolvi na campanha autárquica. Sei que não fui a única bloquista a votar António Costa, não por ser um voto útil, mas por ser o candidato a Presidente da Câmara que eu gostaria que o bloco tivesse defendido. O Bloco poderia agora ter uns dois vereadores. Teríamos, na CML uma palavra…

    Abraço
    Joaninha

    ResponderEliminar