domingo, 7 de fevereiro de 2010

Câmara Municipal de Lisboa Disponibiliza "Serviço de Teleassistência" aos Munícipes Seniores mais Carenciados

Gostaria imenso que esta medida fosse estendida a todos os seniores portugueses, carenciados ou não, que vivem sós ou estão sós grande parte do dia ou da noite. Claro que é uma medida que, para já, teria que começar pelos seniores mais carenciados porque tem custos avultados. Mas, pelo menos, que a medida tocasse a todos os municípios, e não só a Lisboa.
JOÃO

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinou um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa que permite disponibilizar aos munícipes seniores mais carenciados o “Serviço de Teleassistência”, com o objectivo de “contribuir para a manutenção da sua autonomia no domicílio, com dignidade e segurança”.

Segundo a informação divulgada no site da CML, trata-se de “um serviço telefónico de apoio, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano, concebido para dar uma resposta imediata em qualquer situação de urgência ou solidão. O Utente dispõe de um terminal fixo (com sistema de alta voz) e de uma pulseira ou colar com um botão de emergência que, ao ser pressionado, de qualquer parte da sua residência, estabelece contacto imediato com o Call Center (Central Telefónica) da Cruz Vermelha Portuguesa”.

Podem usufruir deste serviço os cidadãos residentes em Lisboa, com 55 anos ou mais, que tenham um rendimento mensal igual ou inferior ao Salário Mínimo Nacional e que disponham de telefone fixo.

Para proceder à adesão ao “Serviço de Teleassistência”, os interessados deverão dirigir-se ao Departamento de Acção Social da autarquia ou à Junta de Freguesia da área de residência e preencher a Ficha de Adesão. Concluído esse processo, receberão um terminal fixo com sistema de alta voz e uma pulseira ou colar com um botão de emergência, que estabelecem contacto imediato com o Call Center da Cruz Vermelha Portuguesa.

Data: 03-02-2010
Fonte: Portal do Cidadão

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