quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vírus do Nilo Ocidental | Alerta da Direcção-Geral da Saúde

A Direcção-Geral de Saúde lançou, no passado mês de Julho, um alerta de saúde pública sobre a investigação de um caso de doença infecciosa num adulto, residente na Região de Lisboa e Vale do Tejo, provocada pelo Vírus do Nilo Ocidental.
Foram encontradas 11 espécies diferentes de mosquitos na zona de residência do doente, mas nenhum caso positivo da presença de vectores do Vírus do Nilo Ocidental.
A doença, que não se transmite de pessoa a pessoa, mas apenas através de picada de mosquitos infectados com o Vírus do Nilo Ocidental, apesar deste vírus ser muito pouco comum na Europa, está a preocupar a comunidade científica.
As alterações climáticas no sul da Europa são propícias ao aparecimento de novos casos.
Fica um alerta que saiu no Portal de Saúde.
JOÃO

Vírus do Nilo Ocidental


DGS alerta para novos casos de infectados pelo vírus do Nilo Ocidental na União Europeia e novas áreas de transmissão.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) informa que têm sido recentemente identificados, em humanos, vários casos de doença provocada pelo vírus do Nilo Ocidental em vários países da Europa, tendo sido também identificadas novas áreas de transmissão do vírus.

Neste contexto, a DGS adverte os residentes e visitantes dessas áreas para a necessidade de tomarem medidas pessoais de protecção contra as picadas dos mosquitos.

Depois do surto do vírus do Nilo Ocidental detectado na Grécia, vários outros países da União Europeia, bem como alguns países vizinhos, reportaram novos casos confirmados de infecção, associados a novas áreas de transmissão do vírus.

As autoridades de saúde romenas reportaram vários casos confirmados de infecção com o vírus nos últimos dois meses, na Hungria foram detectados três casos e em Itália foi confirmado um caso de infecção com o vírus do Nilo Ocidental. Há também dados recentes sobre um caso na Holanda, importado de Israel. Em Portugal apenas foi detectado um caso provável de infecção.

Fora da União Europeia, foram ainda reportados casos confirmados na Rússia e em Israel. Em Marrocos ainda não foram detectados casos em humanos, mas já foi confirmado o vírus do Nilo Ocidental em vários cavalos.

Para saber mais, consulte:

Direcção-Geral da Saúde – http://www.dgs.pt/

Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças>

Data de publicação 8.9.2010

Sem comentários:

Enviar um comentário