quarta-feira, 27 de março de 2013

A COMUNA | "A Esquerda Exigente", Cinema, Chipre, Rancière, Dreyer, Marx, Dia de Ação Ibérica

      Problemas em ver esta newsletter?

BOAS PRÁTICAS
Artigo de Luís Fazenda
Bloco de Esquerda. esquerda exigente
A existência de projetos unitários traz sempre consigo questões de método e de estratégia. A esquerda é exigente nesses pressupostos. Não por acaso, quando o Bloco de Esquerda apareceu chamou-se a si próprio "A Esquerda Exigente".
(ler mais).

ORDET
Artigo de Adriana Rosa Delgado

Realizado em 1955, e vencedor do Leão de Outro em Veneza nesse mesmo ano, "A Palavra" (Ordet no original) é fruto do génio de Carl Theodor Dreyer, realizador dinamarquês a quem obras como "Leaves from Satan's Book" (1919), "La Passion de Jeanne d'Arc" (1927) – que frequentemente surge em tops 10 de melhores filmes de sempre – e "O Dia da Ira" (1947) valeram a fama de realizador de filmes religiosos. (ler mais).

RECENSÃO CRÍTICA DE "O ESPECTADOR EMANCIPADO"
Artigo de Luís Monteiro

A vanguarda, tem, tal como a escola, o teatro, a performance, um papel de pedagoga. [...] A funcionalidade da arte cai por terra quando apenas tenciona criticar, porque a própria crítica ao sistema sem abertura de novas fronteiras já foi engolida pela besta. (ler mais).

Artigo de Nelson Peralta
Não é difícil perceber que a medida cipriota, mesmo que não seja concretizada, leva os grandes aforradores a rumar a novos paraísos fiscais mas muitos a escolherem o centro da Europa. É pois uma medida que fortalece e beneficia a banca alemã. (ler mais)

Artigo de Francisco Alves
Conjugar forças, sem subordinação é fundamental à escala nacional e europeia, por isso propusemos ao Conselho Nacional Extraordinário da CGTP-IN um Dia de Ação articulado ao nível Ibérico e se possível ao nível dos Países do Sul, com expressão de rua no dia 20 de Abril. (ler mais)

Artigo de José Casimiro
Importa exaltar o aniversário da morte de Karl Marx que há 130 anos, no dia 14 de março, morria em Londres, exaltando desta forma a sua obra e os ensinamentos que nos deixou, olhando o mundo, interpretando-o no caminho para a sua transformação. (ler mais)

A caminho do 10º aniversário, A Comuna vai disponibilizar on-line os seus primeiros números, da edição em papel. A Comuna nr. 2, da qual foi diretor Carlos Santos, foi publicada em Julho de 2003. Sob o título "O recomeçar do desassossego", nesta revista encontamos artigos sobre o Forum Social Português, movimentos sociais, mulheres e revolução, costituição europeia, exército europeu e uma "deliciosa entrevista" com Cláudio Torres. (re-ler)

Ver A Comuna 29 em PDF




Lucidez Politica
Quinta, 21 Março 2013
O PS anuncia o voto contra a resolução que recomenda a demissão do Governo. Ainda bem que existem estes momentos de lucidez política para que os portugueses possam separar as águas. Está portanto claro quem está agarrado ao memorando da troika e quem quer romper com ele, quem está a suportar esta politica e quem quer combatê-la. Numa coisa estamos descansados, há mais esquerda para lá do PS.
André Moreira

Ver A Comuna 29 em PDF
 

Sem comentários:

Enviar um comentário