segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

AS COISAS JÁ ESTÃO NOS EIXOS: Estamos em DEMOCRACIA!

Li no http://arrastao.org/ o post de Daniel Oliveira, "Os estatutos":

«Dirigindo-se a este vosso humilde criado (tratando-me por “ser humano”, o que é simpático), Pedro Santana Lopes diz: “Uma das mudanças que é necessária em Portugal é a de pôr as pessoas na posição que merecem. Têm de se definir os estatutos em que cada um tem espaço, se são programas de humor ou de debate político sério.” Foi exactamente essa estranha confusão entre humor e política que espantou os portugueses naquele dia em que Pedro Santana Lopes entrou no Palácio de São Bento.
Em Novembro de 2006 Santana Lopes disse que estava “longe da vida política”. Tinha, pensámos nós, regressado à sua carreira. E onde morava ela? No Parlamento. Santana, nas suas próprias palavras, “longe da vida política”, era deputado.»
Claro que eu percebi que Santana estava-se a referir ao programa da SIC Notícias, que passa pela meia-noite, todos os Sábados e que eu não perco e, se perder, tento ver a sua repetição, que dá aos Domingos, pelas 16:00 horas e pelos menos em duas madrugadas na semana. E senti que Santana, no seu Blog, teria insultado de forma grosseira Daniel Oliveira e o referido programa de debate político, de forma descontraída e humorística, que muito me agrada, como todos os programas de debates político, sejam eles humorísticos ou não. Para mim, o debate político, à direita, ao centro, à esquerda, é uma das minhas paixões. Interessa-me ouvir para estar informada, para perceber quem é quem, o que faz quem... e, claro, depois vou pela minha cabeça. Nunca ninguém me dá a volta! Às vezes fico um pouco irritada; outras fico bem-disposta. E, às vezes, vejo-me a concordar com coisas que alguns da direita dizem, outras vezes a discordar de coisas que ouço da minha esquerda, que sendo do Bloco de Esquerda, é a ESQUERDA GRANDE, onde todos os que são de esquerda podem ter um lugar, e onde nos sentimos livres para pensar de forma não formatada como nos outros partidos de esquerda e/ou de direita, onde todos são formatados da mesma forma, como se tivessem sido clonados; e, se acaso divergem pelo direito de divergirem, são lançados para o lado, ignorados, ou mesmo corridos, até expulsos!
Resolvi, então, ir ver o tal post no tal Blog do tal Santana Lopes, aquele que teve, mesmo sendo, não digo palhaço porque não gosto de ofender as nobres profissionais das diversas profissões e artes, mas digo profissional da política, e mau profissional, o cargo de primeiro-ministro deste meu país, onde, felizmente, já não estando em ditadura, é o seu povo quem manda… E não me consta que ele, Santana, tenha chegado a essa altas funções por direito próprio, pois o povo português nunca o elegeu para tal, mas por incompetência do então presidente da República Jorge Sampaio, que deveria ter convocado eleições quando Durão Barroso escolheu o tacho da UE em vez de ficar a governar o país…
Santana governou mal a CMLisboa, (des)governou o país, é um ser petulante e pedante que arruinou a CMLisboa, e nem o meu Sporting ele soube dirigir.
Num dia em que o Porto veio a Alvalade, aconteceu uma desgraça e um balcão exterior caiu e arrastou, com ele, muitos jovens e houve mortos e feridos graves, minutos antes de o jogo estar marcado para começar. Foi aflitivo ouvir, durante o jogo, os apelos dos pais, através de alguém que ia ao altifalante pedir para a, b, c, d, etc., jovens que deveriam estar a assistir ao jogo, para se dirigirem à saída A ou B, ou ligarem para casa, porque quem de direito, o Santana Lopes, perante a desgraça que ocorreu, não foi capaz de cancelar o jogo ou tomar providências para, quem de direito, o tivesse cancelado.
Eu estava lá! Cheguei na altura em que o muro caiu. Estava a chegar no acesso principal ao antigo estádio. Eu e o meu irmão íamos ver o nosso clube jogar, bem ou mal, mas jogar em condições psicológicas normais, tanto para o Sporting, como para o adversário, espectadores e familiares, amigos e adeptos em casa que estavam a ver e/ou a ouvir o jogo.
Mas não! O pedante e incompetente Santana Lopes, mesmo não prestando para nada, continua com a mania de ir andando por aí…
E eu, e o meu irmão, sem estômago para continuarmos a assistir àquele estranho jogo de futebol, cheio de dor à nossa volta, saímos e fomos andando, cada um para sua casa.
Querem acto mais ignóbil do que este de um dirigente que, numa situação destas, tem a atitude de deixar um jogo, nestas condições, prosseguir?!
Vem agora este mau político, mau dirigente desportivo, mau governante vir insultar o Daniel Oliveira e os seus pares, um programa de Televisão que tem o direito de existir, os espectadores que assistem ao programa?!...
Com que direito?! Ele quer impor uma ditadura de direita com uma nova PIDE com o LÁPIS AZUL da censura?!
E diz que foi ver o curriculum de Daniel Oliveira? Por acaso não leu o dele mesmo?! Que fez ele na vida para merecer os sapatos que calça e que foram feitos por artistas e operários a quem ele se dirige indirectamente como “pessoas que pouco de útil fizeram na vida”, só porque não têm o “pedigree” que ele julga ter... Pessoas que estão tão cheias de si que se esquecem que aqueles que estudaram menos, que vestem menos bem, que não tiveram ou têm vidas de VIP’s têm o direito a existir, a terem os programas da TV de que gostam e a dizerem o que pensam dos outros, como de Santana, que tem mesmo que ser comentado pois, além de ter dado cabo da CMLisboa, deu cabo do país no pouco tempo que governou e tem dividido o partido onde milita há anos, mas onde não deveria já militar, pois até cabo do partido ele deu...
Ai de nós, povo português, se os Santanas Lopes deste país pudessem mandar um pouquito!!!
Por isso, chamo a atenção para o post completo de Pedro Santana Lopes, com o título de "As coisas nos eixos", no seu Blog, em que faz de crítico de televisão e, claro, de futebol, que vos deixo.
Apesar de eu não ser "ninguém" para o sr. Santana Lopes e pessoas como ele, sou alguém para a sociedade a que pertenço e tenho o direito de pensar, decidir, indignar-me, comentar e lutar contra a mentalidade ditatorial de pessoas como este sr. Lopes.
JOÃO
«domingo, 27 de Dezembro de 2009
As coisas nos eixos
Ontem, ouvi um pouco do programa Eixo do Mal. Às tantas, dei por um indivíduo a ironizar com a minha vida profissional, por eu ter dito que podia "bater com a porta" no Partido em que milito... Hoje, dei - me ao trabalho de procurar, na Net, o curriculum desse ser humano. Vale a pena ler e confirmar a riqueza do percurso, a lógica profissional, os trabalhos conhecidos. É extraordinária a facilidade com que, em Portugal, pessoas que pouco de útil fizeram na vida, tentam parodiar, com sorriso alarve, o que os outros já fizeram e fazem.
Há quem tenha algum direito a satirizar porque se apresenta como humorista. Agora, que gente é esta, como este ser humano, e quem lhes dá o direito a avaliar os outros?
Uma das mudanças que é necessária em Portugal é a de pôr as pessoas na posição que merecem. Têm de se definir os estatutos em que cada um tem espaço, se são programas de humor ou de debate político sério. E, já agora, a autoridade de cada um para falar do que fala. O que estudaram, o que fizeram, o que são nas suas vidas profissionais.»

1 comentário:

  1. JOÃO,

    Passei por aqui muito rapidamente...

    O Santana Lopes deve-se ter arrependido amargamente dos comentários que fez... No Arrastão, o "post" do Daniel Oliveira está a ser muito comentado... E o Santana Lopes muito criticado. E noutros blogs também.

    O S. Lopes não passa de um pequeno homem com um grande ego. E o que ele quer é que se fale muito dele, como se fala de um bebé numa incubadora, em perigo de vida, à espera que todos lhe o mimem muito e torçam por ele.

    Até
    Sara

    ResponderEliminar