segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

GRIPE A está a ser banalizada e não deve ser - DEVEMOS CONTINUAR COM OS MESMOS CUIDADOS!!!

Hoje ouvi a Doutora Ana Jorge, Ministra da Saúde, dizer que as futuras gripes devem conter a nova estirpe de Influenza A (H1N1). Foi mais ou menos isto que ela disse, por outras palavras. Mas faz sentido.
Por isso as pessoas devem fazer a vacinação da Gripe A, pelo menos as que estão sinalizados como grupo de risco e as que estão a ser chamadas para levar a vacina, como as crianças até os 12 anos.
Devo dizer que já fui vacinada com a vacina da Gripe A, vai para 15 dias. E estou bem. Tinha, no início de Outubro, sido vacinada contra a gripe comum. E a vacina da Gripe A não é mais do que a vacina comum, mas para outra estirpe de vírus. Aliás, as vacinas da gripe variam todos os anos. E, quanto mais pessoas poderem ser vacinadas, menos perigo há para a epidemia em Portugal e, por isso, menos mortes.
Mas hoje, também, li no Correio da Manhã, um artigo que vos deixo e que me causa preocupação. Os perigos não passaram e as pessoas têm que continuar a ter os cuidados que tinham quando esta gripe começou em Abril passado.
JOÃO
GRIPE ESTÁ A SER BANALIZADA
A banalização da gripe A e a não concretização dos piores cenários relacionados com a doença estão a levar os portugueses a 'baixar a guarda' e a 'um afrouxamento das medidas necessárias face a uma pandemia', alerta o director da Escola Nacional de Saúde Pública, Constantino Sakellarides: 'Estamos numa fase em que a questão da gripe foi bastante banalizada e há um afrouxamento dos comportamentos e das medidas necessárias face a uma pandemia.
Cristina Serra
No antigo Dispensário, na Cova da Piedade
Clica 2x sobre a imagem para a aumentares

Sem comentários:

Enviar um comentário