sábado, 19 de dezembro de 2009

Pavão no Zoo de Lisboa - Faz-me Saudade dos Pavões nos Capuchos

Apetece-me deixar-vos uma imagem de um PAVÃO no Jardim Zoológico de Lisboa que tirei de um site que tem FOTOGRAFIAS extraordinárias de Francisco Campos. Visitem o seu site, que está em Inglês, e cujas fotos estão compartimentadas por temas.

Ora o pavão é uma ave quase mística, para mim. É uma ave extraordinariamente bela, de um porte altivo e majestoso, com origem na Índia. Por lá chegou a ser considerado um animal sagrado. É o animal ideal para ornamentar os jardins públicos.

Aqui perto de mim, nos Capuchos, a caminho da Costa de Caparica, espaço construído na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, composto pelo Convento dos Capuchos, mandado edificar por um nobre de almadense de seu nome Lourenço Pires de Távora, em 1558, circundado por vários espaços: com a Igreja muito conhecida, onde se dão vários eventos índole cultural, como recitais, por exemplo, há um jardim maravilhoso, espaço imenso de convívio que, para além de toda aquela arquitectura ao mesmo tempo magnífica e simples, onde os azulejos têm um imenso destaque, é composto por vários patamares, com pequenas escadarias, lagos, espaços e recantos sombrios, um miradouro onde se avista uma esplêndida paisagem da Costa de Caparica, seus arredores e a extensa costa de praia, tem, ainda, uma parte que é puro pinhal onde têm, ou tinham, jaulas tipo gaiolas enormes com muitas aves de várias espécies, tais como faisões e, entre elas, os maravilhosos pavões que o meu filho tanto admirava. Íamos com ele para lá, há uns 35 anos até ele deixar de ser criança, e ficávamos sempre à espera que os pavões abrissem as suas penas e apresentassem os seus esplendorosos leques… Era uma delícia olhar para o meu filhote e ver como ele se emocionava com tanta beleza…!

JOÃO

Peacock at Lisbon Zoo

Sem comentários:

Enviar um comentário