quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Comuna | Os Rumos da Europa na Comuna Desta Semana

   Problemas em ver esta newsletter?




UMA BREVE ABORDAGEM DAS IMPLICAÇÕES DA CONDIÇÃO DE MULHER NO ESTADO NOVO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE ENFERMAGEM
A propósito do Dia Internacional do Enfermeiro, que se comemorou a 12 de Maio, vale a pena recordar as implicações da condição de mulher no Estado Novo no exercício da profissão de enfermagem, centrando a sua pesquisa na especificidade do celibato das enfermeiras dos Hospitais Civis.
Artigo de Ana Sartóris
Continuar...


A LIÇÃO DE SÓCRATES, O GREGO
"Eu não minto, não engano, não ludibrio"... há é "um padrão estranho de desemprego que se deve a elementos de rigidez que estão a dificultar ainda mais o ajustamento do mercado laboral"...e me desacerta as contas -  soletra indignado Vítor Gaspar,  ao ser acusado pela esquerda parlamentar de esconder dos portugueses os números do desemprego.
Artigo de Carlos Vieira e Castro
Continuar...


Da Grécia para uma nova Europa
Será já no próximo mês de Junho que os gregos irão de novo a votos para, nesta tão complicada situação, elegerem um governo. As negociações para a constituição de um governo falharam, pelas mais diversas razões.
Artigo de Diogo Barbosa


A sociedade tipo "ocidental" que durante os últimos dois séculos foi sendo construída nas atribulações da luta de classes, mais ou menos aguda, atingiu alto um patamar de progresso tecnológico sob o comando da burguesia e um sólido acervo de conquistas no âmbito dos direitos humanos sob a pressão da luta do proletariado.
Artigo de Mário Tomé
Continuar...


Uma grande parte dos cidadãos europeus está consciente que vive tempos históricos. Historicamente miseráveis. O desemprego não para de aumentar, a precariedade torna-se norma, a pobreza galopa e a imprevisibilidade é regra. Este cenário é tanto mais gravoso, quanto maior a distância do eixo do diretório.
Artigo de Fabian Figueiredo

Ai a democracia
Quarta, 16 Maio 2012
Com eleições marcadas, a campanha pró-austeridade na Grécia ganhou ontem um novo reforço: Ricardo Salgado. O banqueiro fez um apelo ao povo grego para ter juízo na hora de votar.
Joana Mortágua

Sem comentários:

Enviar um comentário