sábado, 5 de maio de 2012

Praias com Bandeira Azul em 2012 | Costa da Caparica Domina Ranking das Melhores Praias do País | Expresso

Praia do Baleal, em Peniche,
é uma das distinguidas pela qualidade da água
Estamos à beira do Verão! E à beira do Verão costumamos ir para a beira das Praias!
Por isso, e para que fique registado no Blog para pesquisa futura, sempre que quisermos, coloco 2 matérias e hiperligações que vêm no Expresso e que são úteis e ligam, por sua vez, a outros vários artigos sobre as praias de mar e praias fluviais no nosso Portugal - Continente e Ilhas.
É de realçar que a QUERCUS reconhece 20 praias do Oeste, como praias de "Qualidade de Ouro".
A minha zona, Costa da Caparica, domina o topo da lista das melhores praias do nosso Portugal.
Desejo, com este post, que tenhas umas boas férias cá dentro, se não puderes ir de férias para o estrangeiro. Mesmo que possas, eu aconselho a que faças férias em Portugal. Temos um país lindo, maravilhoso, mesmo, muito diversificado em todos os campos de escolha de lugares aprazíveis e características várias, para além de o país precisar que se invista na marca PORTUGAL, a todos os níveis.
O que é português é bom e tem qualidade.

Portugal precisa de todos nós! Portugal precisa de ti!JOÃO

Costa da Caparica domina ranking das melhores praias do país

De acordo com a associação ambientalista Quercus, a qualidade da água melhorou de forma "apreciável" nas praias costeiras de todo o país.

Lusa
15:36 Terça feira, 2 de junho de 2009

Almada é o concelho com mais praias "de ouro", uma distinção da associação ambientalista Quercus atribuída em função da qualidade da água.
Segundo a Quercus, das 553 zonas balneares existentes em Portugal, 227 merecem esta distinção, por terem registado boa qualidade da água entre 2004 e 2008 e terem bons resultados em todas as análises efectuadas no ano passado.
Com 15 "praias de ouro", Almada é o concelho que mais se destaca nesta lista, seguido de Albufeira (14), Vila Nova de Gaia (11), Grândola (10) e Loulé e Torres Vedras (ambos com 9).
Na lista das praias com melhor qualidade do país, figuram, entre outras, as praias Evaristo, Falésia e Oura (todas em Albufeira), Arrifana, Amado e Monte Clerigo (Aljezur), Fonte da Telha e Rei (Almada), Cavacos e Armona-Ria (Olhão), Porto Moniz e Porto Santo (Madeira), Forte do Cão (Caminha), Guincho e Abano (Cascais), Leirosa (Figueira da Foz), Carvalhal, Melides, Comporta e Atlântica (Grândola), Barra (Ílhavo) , Pedrogão-Sul (Leiria), Quinta do Lago e Quarteira (Loulé) e Água d´Alto (Vila Franca do Campo, Açores).
As únicas praias interiores com qualidade "de ouro" foram Aldeia do Mato, em Abrantes, e Fraga da Pegada, na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.
Recorrendo a informação do Instituto da Água, incluindo o relatório sobre a qualidade das águas balneares, a Quercus revela ter havido uma "melhoria apreciável" da qualidade da água nas praias costeiras e uma ligeira degredagão da qualidade nas praias fluviais do Interior.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/costa-da-caparica-domina-ranking-das-melhores-praias-do-pais=f518415#ixzz1tzlrQSRs


com infografia

Bandeira Azul hasteada em quase 300 praias
Duzentas e setenta e cinco é o número de praias que este ano vão içar a Bandeira Azul durante a época balnear. São mais quatro do que no ano passado. Com a distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, as praias fluviais (passaram de seis para 14) são agora mais do dobro do que em 2012, o que revela a aposta dos municípios do interior em valorizar as zonas balneares em rios e albufeiras.

No total, há apenas mais quatro, uma vez que entraram 15 novas, mas saíram 19 por não cumprirem os critérios exigidos ou porque não se candidataram devido a condicionalismos económicos. Certo é que nos últimos 20 anos, triplicaram as zonas balneares com Bandeira Azul (em 2001 eram 96).
(ver mais no primeiro caderno do Expresso, pag. 27)
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/bandeira-azul-hasteada-em-quase-300-praias=f723566#ixzz1tzfOFuAG

Sem comentários:

Enviar um comentário