quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Comuna | O "Novo" PS, a Luta Social, a Luta em Angola e a Violência de Género | Na Comuna Desta Semana






Dentro de dias sairá a revista nº 26 de acomuna.
A crise marca o centro político de uma revista
onde o anarquismo, a violência, a situação
política, as crises alimentares mundiais, os
movimentos sociais... são tratados por 16 autores.
Em Portugal, como na Europa, será que a social-democracia ainda pode ser "resgatada" e ser parte da solução do problema? Vivemos hoje, na Europa, uma hegemonia de uma social-democracia que está longe do seu significado original. Já não se pode falar de social-democracia à esquerda, ela não existe.
Artigo de Isabel Pires

A fábula do cacete, da cenoura e do burro tem hoje em dia uma versão bizarra. Usada desde sempre pelos governos para manter o "bom povo" no redil da ordem dominante, a tática consistia em ir acenando com promessas de uma vida melhor (cenoura), a uma distância conveniente, recorrendo ao cacete sempre que o burro escoiceava ou ameaçava desviar-se do destino previamente traçado.
Artigo de Alberto Matos
            

Cartoon de Manuel Silvestre

Toda a revolução tem um início, os jovens angolanos não conseguiram mudar o mundo, mas deixaram um alerta…
Artigo de Ricardo Nunes
Centenas de premissas fartamente demonstradas não chegam a ser suficientes para que Daniel Oliveira consiga concluir onde ficam as fronteiras na esquerda. Daniel confessa-se "pessimista" e o caso não é para menos.
Artigo de Victor Franco

Queremos que a violência sobre as mulheres seja algo inadmissível, que ninguém possa matar, subjugar ou oprimir outr@ julgando-se proprietário del@. Queremos o respeito pelos direitos e dignidade humanas de tod@s e exigimos em especial o daquelas que muito se têm debatido mas ainda não conquistaram: as mulheres.
Artigo de Nádia Cantanhede
            





























































Sem comentários:

Enviar um comentário