sábado, 3 de setembro de 2011

Miguel Portas | Cortes: Quem Se Trama São As Formigas | Cortes com Consequências Directas e Drásticas Sobre as Pessoas

Uma vez mais uma excelente entrevista de Miguel Portas ao programa “Conselho Superior" da Antena 1, em que o Eurodeputado eleito pelo Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu, faz o seu comentário semanal sobre a actualidade política.
É destas brilhantes explicações que o nós precisamos. Ficamos a perceber que os cortes anunciados pelo Governo, que vão afectar sobretudo as Prestações Sociais, a Educação e a Saúde, vão ter consequências directas e drásticas sobre as pessoas.
Quem pensa de outra forma, anda a dormir!

Não percas, pois, esta entrevista!
JOÃO


Miguel Portas no programa "Conselho Superior"
Antena 1 - 2011/09/02
Cortes: quem se trama são as formigas

Carregado por em 2 de Set de 2011


Depois dos congelamentos chegou o capítulo dos cortes, que vão atingir os mesmos de sempre. “São cortes que incidem sobre as formigas, não sobre as cigarras”, comentou o eurodeputado Miguel Portas na sua crónica semanal no espaço Conselho Superior da Antena Um. E serão estes cortes “uma inevitabilidade?”, perguntou. Isso depende das opções políticas e, a propósito das que este governo assume, lembrou a história escandalosa de um crédito ao homem mais rico de Portugal e que, por alguma razão, “passou quase despercebida”.

Miguel Portas passou em revista os principais cortes – na segurança social, na educação e na saúde – e concluiu que as consequências vão ser por exemplo, “de uma forma clara”, que serão cada vez mais os desempregados que os serviços de desemprego vão considerar como não desempregados; que as propinas universitárias vão aumentar “e de forma violenta”; que o apoio em leite no ensino básico pode estar ameaçado; que as taxas moderadoras na saúde vão aumentar, que as cirurgias e as consultas vão diminuir sendo que o “abate de 800 milhões de euros” neste sector é ainda apenas metade do que o governo pretende.

Será uma inevitabilidade estes cortes de 1500 milhões de euros de “dieta da máquina do Estado” que vão incidir “sobre os mesmos de sempre, as formigas?”, perguntou o eurodeputado.

Como resposta contou uma história. A de Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal. “Pediu 1600 milhões de euros emprestados ao BPN – a esse BPN que nos está a custar tão caro – para entrar como accionista na GALP. Esse empréstimo”, prosseguiu Miguel Portas, “nunca foi pago e não se sabe onde está. Se foi parar ao banco que comprou o BPN, é uma dívida perdida. Se está nas mãos do Estado é uma dívida que representa o conjunto dos cortes que agora estão a ser propostos”. Ora, concluiu o eurodeputado, “não é necessário ir sempre às formigas; às vezes também se pode e deve tocar nas cigarras”.

Sem comentários:

Enviar um comentário