terça-feira, 21 de junho de 2011

Foto do Dia | Bicicleta Sobre as Águas | um homem anda de bicicleta numa ponte de pedra submersa no lago Donghu, na China

Cachorro pescador vira atração na China

Ding Ding ama água. E mais: adora pescar. O cachorro virou celebridade na cidade de Wuchang (província chinesa de Hubei) ao se exibir pescando em um lago.

Este início de tarde, como sempre faço, procurei a "Foto do Dia" do Publico.pt. Gosto muito de fotografia e estas Fotos do Dia são sempre excelentes. Contudo, normalmente, só escolho para aqui colocar fotos com estórias felizes, ou ligadas às várias formas de arte.
Vi esta foto "Bicicleta sobre as águas" e adorei-a porque a achei muito bela, e porque representava, para mim que não tinha nenhuma informação, um mar calmo ou um lago.
Como sou do signo Caranguejo, e a água é o meu elemento, eu sou apaixonada por água. Gosto de todas as formas de água e do toque de água na pele.
Devo explicar que a foto continha o título e a autoria, mas nenhuma descrição.
Fiz uma pesquisa no Google, usando o título da foto e procurando em Ásia, China, Oriente, Bangkok, Tailândia... Não consegui perceber onde seria a foto, pois não encontrava nenhuma igual ou semelhante.
Então liguei para a Redacção do PÚBLICO, no Porto, e pedi para falar com alguém relacionado com o Público On-Line.
Eu tinha razão. A foto era da Ásia, mais propriamente da China, e faltava a descrição da mesma por lapso.
Quando finalmente colocaram a descrição, fiquei triste por a foto estar ligada a várias  inundações e mais de 100 vítimas mortais, para além de meio milhão de pessoas desalojadas.
Pensei não colocar a foto. Mas como ela, apesar de esconder uma fatalidade imensa, é de rara beleza. E, por isso, uma obra de arte.
Agora que sei o local certo da foto, fiz uma pesquisa e encontrei uma foto bem alegre e bonita, que coloquei no início deste post.
JOÃO

PUBLICO.PT - Foto do Dia - 21/Junho/2011
 
 Bicicleta sobre as águas
As chuvas torrenciais que têm afectado o sudeste da China provocaram vastas inundações e mais de 100 vítimas mortais. Meio milhão de pessoas tiveram que ser evacuadas. Em Wuhan, na província de Hubei, um homem anda de bicicleta numa ponte de pedra submersa no lago Donghu.

Fotografia: Darley Wong/Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário